Ginecologia e Obstetrícia

Tanto a ginecologia quanto a obstetrícia são áreas da medicina que atuam com a saúde da mulher.

O profissional de ginecologia atua com o estudo, cuidado e tratamento da saúde do aparelho reprodutor feminino, mamas e realizando o diagnóstico de doenças que atingem as mulheres.

É essencial ir ao ginecologista periodicamente, com início das consultas já na adolescência, pois o profissional pode tirar dúvidas e orientar acerca das mudanças no corpo e até mesmo orientação sobre IST’s.

Além disso, com a realização de exames e acompanhamento médico, é possível prevenir e tratar doenças, melhorar a vida sexual e até mesmo como forma de conhecer os sinais do corpo.

Alguns dos sintomas que o profissional da ginecologia pode tratar são:

• Menstruação atrasada;
  • Excesso ou ausência de menstruação;
  • Dores na pelve;
  • Corrimentos;
  • Dores durante a relação sexual;

Entre as doenças que afetam o sistema reprodutor feminino, as mais comuns são:

• Ovário policístico;
  • Endometriose;
  • Mioma uterino;
  • Candidíase;
  • Vaginose;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;

Na Clínica Sawada, também oferecemos a especialidade de obstetrícia. Senso a área da medicina que estuda a reprodução humana, é necessária para quem deseja engravidar ou para o acompanhamento gestacional.

O profissional realiza o acompanhamento pré-natal, assim como os exames que avaliam a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Durante a gestação, é possível identificar doenças e condições que possam afetar tanto a saúde do bebê quanto da mãe. Além disso, analisando o histórico e a saúde da mãe, o obstetra poderá indicar cuidados específicos para promover uma gestação mais segura e manter a saúde dos dois – mãe e bebê – até o parto, realizado por ele.

O mesmo profissional pode atuar com a ginecologia e a obstetrícia, tratando da mulher durante todas as fases de sua vida.

Deste modo, o médico também poderá atuar com o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema reprodutor feminino, principalmente em casos que necessitam de intervenção cirúrgica, como a retirada de útero ou de mama.