Cardiologia

A Cardiologia é a área da medicina que estuda, cuida e trata o coração e os vasos sanguíneos. Ela é dividida em duas áreas: Preventiva e curativa.

Cardiologia preventiva atua com o objetivo de prevenir doenças cardíacas ou do sistema circulatório, observando o histórico familiar ou demais fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares;

A cardiologia curativa atua deforma a tratar as doenças cardiovasculares, sejam elas desenvolvidas com o tempo ou congênitas. Ela ocorre com o estudo dos sintomas que o paciente apresenta.

• As doenças cardiovasculares são divididas entre:
    Congênitas: doenças com as quais o individuo nasce. Em muitos casos, podem ser diagnosticadas antes diagnosticas ainda antes do nascimento, por serem causadas por anormalidades que acontecem durante o período gestacional. Elas podem variar entre leve a grave, e o tratamento dependerá do diagnóstico. Exames como ultrassom e ecocardiograma podem diagnosticar estas doenças;
  • Doenças adquiridas ao longo do tempo: fatores como hábitos não saudáveis, idade e infecções provocadas por fungos, vírus ou bactérias podem causar o surgimento destas doenças. Em muitos casos, pode haver histórico na família do paciente.

Confira algumas das principais doenças cardiovasculares:

• Hipertensão: aumento da pressão arterial, afetando o bom funcionamento do coração;
  • Dificuldade para ler e dirigir;
  • Insuficiência cardíaca: dificuldade do coração em bombear sangue para todo o corpo;
  • Infarto: quando ocorre falha na passagem de sangue para o coração;
  • Endocardite: inflamação que atinge o endocárdio;

Além de má alimentação e falta de prática de atividade física, alguns fatores são considerados como ameaças para o coração, como:

• Estresse;
  • Ansiedade;
  • Baixa qualidade de sono;
  • Poluição ambiental;
  • Consumo de bebidas alcóolicas e tabaco;

O profissional da cardiologia deve ser procurado para a realização de exames preventivos e no surgimento de sintomas como dores no peito, cansaço constante, suor excessivo e tonturas.

Como a saúde do coração está relacionada com a saúde de todo o corpo, é recomendado prática de exercícios físicos, alimentação saudável e até mesmo cuidar da saúde mental.

Na Clínica Sawada, atuamos com profissional capacitado e especializado para promover o melhor tratamento das doenças cardiovasculares.